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TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação

APRESENTAÇÃO

A unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), denominada de TIC-Terra ou TIC Local, é responsável pelas atividades de gestão de recursos informatizados do setor, coordenação de Laboratórios de Informática do Setor (LABIGEO) e atendimento de suporte de nível 1(N1) disponível na Carta de Serviços de TI do Setor.

A Carta de Serviços (Link) descreve os serviços e atividades de TI que são responsabilidade da TIC do Setor de Ciências da Terra, bem como apresenta os procedimentos e formas de atendimento.

Abaixo estão descritos os procedimentos para Solicitação de suporte técnico, reserva de Laboratórios de Informática e solicitação de laudos de recolhimento de bens de Informática.


1. SOLICITAÇÃO DE SUPORTE TÉCNICO

Todos pedidos de suporte técnico devem ser registrados pelo sistema Oráculo sejam eles de responsabilidade da TIC-Terra ou da AGTIC.

Pelo sistema Oráculo os técnicos de suporte ao usuários da AGTIC podem encaminhar o chamado para unidade responsável agilizando o processo de atendimento. Por isso é necessário que o chamado seja registrado com a maior riqueza de detalhes possíveis. Dúvidas entre em contato conosco pelo ramal 3037 ou pelo e-mail: tic.terra@ufpr.br.

O sistema Oráculo está disponível na intranet.ufpr.br para todos os usuários que possuem e-mail @ufpr.br. Através de uma conta válida por este portal é possível o realizar e acompanhar todos os seus chamados.

O pronto atendimento poderá ser executado pelo ramal 3037. Caso tenha um técnico disponível o suporte será executado de forma imediata.

Como fazer

  1. Acesse o website da intranet da UFPR (Link);
  2. Efetue o Login com sua conta válida da UFPR;
  3. Após logar no Sistemas, na guia de serviços clique em Oráculo;
  4. Clique no link NOVO CHAMADO para iniciar o registro;
  5. Pelo menu “Meus Chamados” é possível fazer o acompanhamento de seus chamados.

 

Reforçamos que o registro no Oráculo garante melhor controle do atendimento e o principal, todas as atividades executadas podem ser acompanhadas pelo portal e por avisos automáticos enviados direto na sua caixa postal.

Registrado no Oráculo, em casos especiais, seu pedido pode ser encaminhado diretamente para as áreas especializadas da AGTIC, sem a necessidade de novas mensagens ou utilização de vários sistemas.


2. RESERVA DE LABORATÓRIO

Todas as reservas de laboratórios de Informática do Setor devem ser registradas via processo SEI.

Como fazer

  1. Antes de realizar a solicitação, verifique no menu Agenda (Link) no sítio do Setor se os dias e horários pretendidos estão disponíveis.
  2. Acesso o sistema SEI;
  3. Após logar no sistema, clique em “Iniciar processo”;
  4. Em tipo de processo, selecione “TERRA: Solicitação de reserva de Laboratório de Informática” e preencha os campos solicitados;
  5. Na capa do processo no item “Especificação” informe detalhes gerais sobre do processo, exemplo: “Reserva do(s) Laboratório(s) para Semana Acadêmica de XXXX” e clique em Salvar;
  6. Em seguida, adicione um documento ao processo, selecionando “TERRA: Solicitação de reserva de Laboratório de Informática”.
  7. Em “Descrição” do documento a ser adicionado, informe detalhes sobre a reserva, exemplo: “Reserva do Lab X para o Mini-curso X”, e clique em Salvar;
  8. Após adicionar o documento (modelo de reserva), preencha todos os campos do formulário. A riqueza de detalhes, facilitará o entendimento dos técnicos e seu respectivo pronto atendimento;
  9. IMPORTANTE: Informe o número do laboratório;
  10. Envie o processo UFPR/R/CT – Direção do Setor de Ciências da Terra.


3. LAUDOS TÉCNICOS

Todos pedidos de recolhimento de itens de Informática do Setor devem ser registradas via formulário disponível pelo (Link).

Como fazer

  1. Preencha todos os dados solicitados;
  2. Após efetuar o pedido, de forma individualizado para cada item, será agendado a vistoria do(s) equipamento(s);
  3. Tenha disponível os dados do bem para checagem in loco;
  4. Realizado o Laudo, o solicitante receberá impresso um laudo contendo as informações a respeito do estado do equipamento.
  5. De posse deste documento, o solicitante poderá solicitar o recolhimento do bem pela unidade responsável.

Orientações gerais da UFPR para recolhimento Bens de Informática(Link)





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