Menu

Apresentação

Criado em 08 de abril de 1998, na gestão do Magnífico Reitor Prof. Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos, o Setor de Ciências da Terra é unidade do sistema profissionalizante e de pesquisa aplicada da Universidade Federal do Paraná e tem atividades de ensino, pesquisa e extensão. O Setor é composto de direção, departamentos, coordenações de cursos de graduação e coordenações de programas de pós-graduação, por intermédio dos quais planeja, programa e executa suas atividades. Além das unidades citadas, o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento – NIMAD é órgão vinculado ao Setor com o objetivo de proporcionar apoio científico e técnico à comunidade em situações de emergências.

O Setor de Ciências da Terra é constituído pelos Departamentos de Geografia, Geologia e Geomática; Coordenações de Cursos de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e Geologia; Coordenações dos Programas de Pós-graduação do Setor de Ciências da Terra segmentadas em:

I – Scricto Sensu:

a – Coordenação do curso de pós-graduação em Ciências Geodésicas;

b – Coordenação do curso de pós-graduação em Geografia;

c – Coordenação do curso de pós-graduação em Geologia.

II – Lato Senso:

a – Coordenação do curso de pós-graduação em Análise Ambiental – Departamento de Geografia;

b – Coordenação do curso de pós-graduação em Geotecnologia – Departamento de Geomática.

O Setor de Ciências da Terra tem uma divisão de apoio administrativo, responsável pela execução dos serviços administrativos, subordinada à Direção do Setor e articulada com as secretarias de departamentos e das coordenações de cursos de graduação e pós-graduação, com a Secretaria da Direção do Setor, bem como através das seções de Almoxarifado e Patrimônio e de Controle Orçamentário.

São órgãos de administração do Setor de Ciências da Terra o Conselho Setorial, a Direção, a Câmara Setorial (com poder deliberativo) e os Comitês (sem poder deliberativo):

a) Comitê de ensino de graduação;

b) Comitê de ensino de pós-graduação;

c) Comitê de pesquisa;

d) Comitê de extensão e integração.

O Setor possui laboratórios supridos com equipamentos de última geração e pessoal altamente qualificado, o que permite a realização de convênios para o desenvolvimento de pesquisas e prestação de serviços.

 

 

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências da Terra
Centro Politécnico | Jardim das Américas | Fone: (41) 3361-3198
CEP 81531-990 | Caixa Postal 19001 | Curitiba | PR | Brasil


©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR