Menu

Reportagem: “Redução da poluição no ar durante pandemia convida à mudança de comportamento social”

pedrofontao     23 de maio de 2020 - 14h58

Link direto para a Reportagem.

A crise gerada pela Covid-19 causou um efeito paradoxal. De um lado, milhares de vidas perdidas em decorrência da pandemia. De outro, uma melhora expressiva na qualidade do ar que respiramos, o que deve salvar outras milhares de vidas, principalmente, de crianças. É assim que se inicia a reportagem publicada no Jornal Observatório de Justiça e Conservação (N. 4, 2020), que contou com a colaboração e a divulgação de resultados parciais de investigação do pesquisador Max Anjos, vinculado ao LaboClima/UFPR .

A pesquisa desenvolvida visa quantificar e mapear as emissões de dióxido de carbono (CO2) das ruas de Curitiba no âmbito do programa internacional de pós-doutorado PRINT/CAPES, coordenada pelo Dr. Max Anjos, supervisionado pelo Prof. Dr. Francisco A. Mendonça e com colaborações da graduanda em Geografia Yasmin Estevão Forigo, da UFPR.

Comparação entre as emissões de CO2 equivalente em 2019 e 2020, para o mesmo período.

A pedido do Jornal Observatório de Justiça e Conservação, os pesquisadores avaliaram as emissões de CO2 provenientes dos veículos motorizados, em algumas vias da capital do Paraná, no período de 20 a 29 de março de 2020 (durante a quarentena), e compararam com os resultados do mesmo período do ano de 2019. Se for considerada a soma total das emissões por dia da semana, em todas as vias analisadas, a redução nas emissões chega aos surpreendentes 78%.

A Reportagem Completa do jornal poderá ser conferida AQUI.

Fonte: Jornal Observatório de Justiça e Conservação, 2020.

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Departamento de Geografia
Laboclima
Centro Politécnico | Jardim das Américas | Fone: (41) 3361-3478
CEP 81531-990 | Caixa Postal 19001 | Curitiba | PR | Brasil


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR