Menu

Escola de Verão com o tema Riscos Socioambientais Urbanos completa quatro semanas de atividades na UFPR

pedrofontao     13 de dezembro de 2019 - 12h34

Desde o dia 18 de novembro de 2019 vem ocorrendo na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a Escola de Verão do PPGGEO, evento destinado aos estudantes de Pós-Graduação do Brasil e do exterior de áreas afeitas ao tema Riscos Socioambientais Urbanos, além de profissionais atuantes na gestão de riscos. Ao longo do evento, os estudantes e técnicos inscritos nas atividades estão tendo a oportunidade de cursar aulas teórico-conceituais, aulas práticas e atividades de campo divididas em diferentes Módulos, ministradas por docentes especialistas no tema dos Riscos por meio de diferentes abordagens e pontos de vista. A Escola conta com apoio e parceria do Laboratório de Climatologia (LaboClima) na organização, e já foi divulgada na mídia institucional da UFPR pela UFPR TV e pela reportagem Pesquisadores discutem riscos socioambientais urbanos em Escola de Verão na UFPR.

Fotografias tiradas durante as atividades da Escola de Verão (Fonte: arquivo pessoal)

Isto posto, na primeira semana da Escola de Verão, durante os dias 19 a 22 de novembro de 2019, ocorreu o primeiro Módulo que teve como tema “Riscos, Vulnerabilidades e Resiliência“, ministrado pelos professores Dr. Francisco de Assis Mendonça (UFPR) e Dr. Lutiane Queiroz de Almeida (UFRN), transmitindo aos educandos os principais aspectos teóricos do tema e complementado com um Trabalho de Campo na bacia hidrográfica do rio Belém, atividade que observou e analisou áreas de risco existentes ao longo do município de Curitiba-PR.

Entre os dias 25 e 29 de novembro, as atividades da escola foram ministradas em língua inglesa por meio da importante contribuição do professor Dr. Guillaume Jacques Bruneau Fortin, da Universidade de Moncton (Canadá), responsável pelo Módulo II que teve como tema Hydroclimatic Risks (Riscos Hidroclimáticos). Tais atividades didáticas trouxeram aos estudantes noções fundamentais a respeito dos riscos climáticos e hidroclimáticos e novas metodologias estrangeiras que reforçaram a internacionalização da Escola de Verão e a relevância do tema abordado. No dia 29, o módulo encerrou-se com a brilhante palestra proferida pelo prof. Guilllaume, que abordou o tema dos riscos climáticos por meio de exemplos canadenses: same examples of climate hazards in Eastern Canada: slushflows, avalanches and other examples of hydrogeomorphological risks in Gaspé Peninsula + Estreme snow events and snow distribution in New Brunswick.

No início do mês de dezembro (dias 2 a 6), foi ministrado o Módulo III com o tema Riscos Geomorfológicos sob responsabilidade do professor Dr. José Luís Zêzere, professor catedrático do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Desse modo, a vasta experiência do professor a respeito do tema contribuiu de maneira relevante para os estudantes avaliarem e compreenderem a dimensão dos riscos pedo-geomorfológicos, cujo aprendizado foi complementado com uma Atividade de Campo nos municípios paranaenses de Morretes e Antonina, que contou com a importante contribuição do professor Dr. Claudinei Taborda da Silveira (UFPR). A semana encerrou-se com uma palestra proferida de maneira deslumbrante ao abordar exemplos de riscos e desastres ocorridos em Portugal.

Durante a semana dos dias 9 a 13 de dezembro, ocorreram duas principais atividades condensadas: o Módulo IV com o tema “Riscos Hidrológicos“, sob responsabilidade do professor Dr. Irani dos Santos (UFPR), e o Módulo V sobre a Dimensão Social dos Riscos, que foi ministrado pela professora Drª. Norma F. Lopes da Silva Valencio (UFSCAR). Na temática dos riscos hidrológicos, a atividade contou com a colaboração de estudantes de pós-doutorado do PPGGEO/UFPR e membros do Laboratório de Hidrogeomorfologia (LHG), e a semana encerra-se no dia de hoje (13 de dezembro) com uma palestra que abordou a Dimensão Social dos riscos e desastres, proferida pela professora Norma.

As atividades da Escola de Verão ainda ocorrerão na próxima semana e se estenderão até o dia 19 de dezembro de 2019, tendo como foco o Módulo VI: “Gestão de Riscos – CEPED/PR“. Nessa etapa, serão ministrados cursos em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres do Paraná (CEPED/PR), voltados à compreensão do gerenciamento dos riscos e das medidas de enfrentamento dos desastres, assunto bastante relevante que encerrará a programação do evento

Pedro A.B. Fontão, 13 de dezembro de 2019.

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Departamento de Geografia
Laboclima
Centro Politécnico | Jardim das Américas | Fone: (41) 3361-3478
CEP 81531-990 | Caixa Postal 19001 | Curitiba | PR | Brasil


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR