Cientistas da UFPR estão entre os Mais Influentes da América Latina

Elaine Leal     4 de outubro de 2021 - 10h45

A Universidade Federal do Paraná tem 120 professores citados no AD Scientific Index Ranking 2021, que lista os cientistas mais influentes da América Latina. A universidade ficou na 15ª posição latina, 11ª no Brasil e 9ª entre as instituições federais de ensino superior.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Francisco de Assis Mendonça, comemora a colocação, resultado – segundo o professor – do trabalho conjunto de pesquisadores, estudantes, dos servidores técnicos e da gestão. “Temos feito um trabalho com muita dedicação e responsabilidade, não somente para sistematização dos dados da pesquisa, mas também na produção do conhecimento, da pós-graduação, da pesquisa, sempre com muita qualidade. É consolidação de um trabalho muito sério que tem sido feito nos últimos cinco anos e que vai continuar”, avalia.

Método

O ranking leva em conta o desempenho científico e o valor agregado da produção individual dos pesquisadores. A classificação organiza as instituições de acordo com as características científicas individuais, bem como as pontuações e citações da plataforma Google Scholar.

O AD Scientific Index Ranking 2021 fornece tanto a pontuação dos últimos cinco anos, como as pontuações totais dos índices h (determina o número de vezes que um artigo é citado) e i10 (leva em conta estudos científicos que receberam 10 ou mais citações), além do número total dos últimos cinco anos de citações.

Lista da UFPR

O Brasil é o país com maior número de cientistas entre os top 10 mil. No total, 120 professores da UFPR são citados na lista. “A nossa universidade tem muitos outros pesquisadores de nível elevadíssimo, que certamente fariam parte do ranking, não fosse uma diferenciação muito nítida dos tipos de produtos e resultados da ciência, da pesquisa e da pós-graduação. Por exemplo, as ciências humanas estão pouco presentes neste ranking, pois ele se baseia em tipos de produção científica nos quais as humanidades não têm muita tradição de produção”, pondera o pró-reitor.

O professor Carlos Ricardo Soccol, do Departamento de Engenharia Bioprocessos e Biotecnologia e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, foi o primeiro colocado na UFPR, 63º no Brasil e 96º na América Latina. O docente realiza pesquisa na área de Biotecnologia Industrial, especificamente em Engenharia de Bioprocessos. “Ficamos felizes e gostaríamos de dividir essa honrosa posição  com nossos  colegas e parceiros de pesquisa, em especial do  Departamento de Engenharia de Bioprocessos  e Biotecnologia de nossa universidade. Fazer pesquisas não é fácil em nenhum país no mundo, porém, com paciência, perseverança e dedicação se consegue desenvolver trabalhos de bom nível e que serão úteis à sociedade”, comemorou.

Em segundo lugar aparece o professor Jair da Silva, do Campus Jandaia do Sul. Na sequência, estão os professores Fernando Wypych (Departamento de Química), Sergio Gregório da Silva (Departamento de Educação Física), Dimas Agostinho Silva (Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal), Luiz Pereira Ramos (Departamento de Química), David Mitchell (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular), Nelson Augusto Rosário Filho (Departamento de Pediatria), Fábio de Oliveira Pedrosa (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular) e Felix Sharipov (Departamento de Física).

Outros 110 professores da UFPR compõem a lista. A vice-reitora da universidade, Graciela Bolzon de Muniz (Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal), é uma delas. Clique aqui para acessar o ranking na íntegra e conhecer os nomes dos professores citados.