UFPR vai Sediar Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Maior Evento Científico da América Latina

Elaine Leal     22 de julho de 2021 - 15h14

A Universidade Federal do Paraná vai sediar a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2023, ano em que a universidade comemora 111 anos. A reunião é realizada sem interrupções desde 1949 e é considerada o maior encontro de cientistas, estudantes e interessados em ciência do Brasil e da América Latina, com mais de dez mil inscritos em cada edição.

A reunião do conselho da SBPC, realizada na última quinta-feira, 15 de julho, aprovou a candidatura da UFPR e de Curitiba como sede para 2023. A vice-reitora da UFPR, professora Graciela Bolzon de Muniz, estava presente.

Em 2022 o evento será em Brasília. O último evento presencial foi em 2019 com 12 mil inscritos e público visitante de 40 mil pessoas. “É uma característica da SBPC desenvolver uma série de atividades de divulgação de ciência e de cultura que ocorrem dentro da reunião anual e que recebem a comunidade e o público escolar de uma maneira muito forte para o desenvolvimento de atividades”, ressalta o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, professor Rodrigo Arantes Reis.

O encontro tem importância também na gestão e definição de políticas para ciência e tecnologia no Brasil. “É com muito orgulho que recebemos o aceite da proposta para a UFPR sediar a SBPC. Isso é um marco simbólico para nossa luta em defesa da ciência, da valorização das universidades públicas e dos servidores técnicos e docentes. Neste período histórico que vivemos a ciência já mostrou que é de importância vital para a população e a sociedade em geral.”, afirma o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca.

Curitiba

Curitiba foi sede do evento em cinco ocasiões, mas a última vez foi nos anos 80. A reunião anual não é realizada na região sul há 15 anos, quando Florianópolis foi anfitriã. “Curitiba fez parte da história, da consolidação da SBPC. Nos primeiros anos, a capital estava muito ativa, sediando encontros e a UFPR também. Mas o último encontro que sediamos foi 1986. Retornar a sediar a reunião é um processo importante para Curitiba, para a UFPR e para a região sul”, comemora Reis.

75ª Reunião da SBPC

A UFPR vai criar uma comissão executiva local para trabalhar em conjunto com uma comissão da SBPC na organização do encontro. “Vamos avaliar os espaços e campi da UFPR para o desenvolvimento das atividades. Inicialmente propomos que a reunião, até pela dimensão de espaços que ocupa, possa ser feita nos campi Jardim Botânico e Politécnico, mas isso ainda será discutido em conjunto”, diz o professor Reis.

O evento terá também o papel de aproximar a ciência da população. “No pós-pandemia isso terá um papel extremamente importante, de reforçar e apresentar o papel das universidades, das instituições públicas e do SUS no enfrentamento da pandemia. São discussões importantes para a gente fazer e há muito tempo uma discussão neste nível e num evento tão grande não era realizada em Curitiba”, finaliza.

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

A SBPC existe há mais de 70 anos e promove o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural do país. A sociedade reúne entidades públicas e privadas de ciência e de tecnologia.