Professora Graciela é Reconduzida ao Cargo de Vice-Reitora em Cerimônia Virtual

Elaine Leal     9 de março de 2021 - 13h54

A professora Graciela Bolzon de Muniz foi reconduzida ao cargo de vice-reitora da Universidade Federal do Paraná na última segunda-feira, dia 8 de março, para mais quatro anos de mandato ao lado do reitor Ricardo Marcelo Fonseca. A cerimônia virtual foi transmitida pelo canal da UFPR TV no Youtube.

Apenas a vice-reitora, o reitor e uma pequena equipe técnica da UFPR TV estavam presentes na Sala dos Conselhos, no prédio da reitoria. Todas as medidas de biossegurança foram respeitadas, em prevenção à transmissão do coronavírus. As autoridades e os convidados participaram do evento remotamente.

Cerimônia

A abertura musical da cerimônia foi planejada pelo professor Edwin Pitre-Vásquez e executada por dois de seus orientandos de doutorado em Música, que gravaram uma apresentação com influências argentinas, país de origem da professora Graciela. Na sequência, Marisol Bento Merino, diretora do Departamento de Administração de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão pessoas, realizou a leitura do termo de posse, que foi assinado pela vice-reitora e pelo reitor.

“Teremos mais quatro anos para manter e colocar a UFPR nos índices mais altos do conhecimento humano, no desenvolvimento da pesquisa, na integração com a sociedade e na recuperação econômica do estado do Paraná”, afirmou a vice-reitora. Foto: Marcos Solivan/ Sucom UFPR

Durante o discurso de posse, a professora Graciela falou sobre os desafios dos primeiros quatro anos da gestão e sobre o papel da UFPR como protagonista e agente articulador de projetos sociais, do ensino, da pesquisa, da extensão e sobre a importância do Hospital de Clínicas no contexto da pandemia. “Gostaria de afirmar que sigo valorizando o conhecimento, a solidariedade, o amor, o afeto, pois toda a minha trajetória pessoal e profissional foi pautada por estas premissas. Teremos mais quatro anos para manter e colocar a UFPR nos índices mais altos do conhecimento humano, no desenvolvimento da pesquisa, na integração com a sociedade e na recuperação econômica do estado do Paraná”, declarou.

O reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, encerrou a cerimônia agradecendo a professora Graciela, falando sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março e sobre o cenário atual. “Quem sabe olhemos para este momento como aquele momento em que as mulheres do Brasil, da UFPR e do mundo ainda estavam no seu processo de conquista progressiva de direitos. Quem sabe tenhamos no tempo futuro uma época em que não precisemos mais demarcar – como precisamos hoje – a importância do Dia Internacional da Mulher. Quem sabe – e essa esperança sempre deverá se manter acesa – todos os dias serão dia da mulher (…). Quem sabe no futuro, olhar para os direitos seja absolutamente a regra e não possamos jamais pensar, conceber sequer, um cenário onde a violação dos direitos e garantias, seja algo concebível”.

Clicando aqui é possível assistir à cerimônia na íntegra.

Autoridades e convidados

Participaram remotamente da mesa de honra do evento o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, o senador pelo estado Flavio Arns, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Paraná, Marilena Winter, o secretário Adjunto de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo, o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, Fernando Peregrino, e o reitor da UFPR nas gestões 2008-2012,2012-2016, Zaki Akel Sobrinho.

Estiveram presentes virtualmente o reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Gleisson Alisson Pereira de Brito, o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, o Procurador-chefe da Procuradoria Federal no Estado do Paraná, Marcelo Alberto Gorski Borges, o Procurador da República no Paraná, João Gualberto Garcez Ramos, o diretor da 4ª Diretoria Técnica do Tribunal de Contas, Leandro Santos de Brum, o presidente da Andifes, Professor Edward Madureira Brasil, o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, o presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, o diretor Superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta, a presidente da Associação dos Servidores da Universidade Federal do Paraná, Aurea Junglos, o presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Pedro de Paula Filho, a presidente Executiva do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vanessa Domingos, e a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná, Mariane Siqueira. Também acompanharam a cerimônia remotamente professores, técnicos-administrativos e alunos da UFPR.