CPA Divulga Relatório com Avaliações de 2019 na UFPR; Autoavaliação de 2020 Será Aplicada em Novembro

Elaine Leal     23 de outubro de 2020 - 10h26

O Relatório de Autoavaliação 2019 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está disponível para consulta pela comunidade acadêmica da instituição, informa a Comissão Própria de Avaliação (CPA), ligada à Secretaria Executiva de Avaliação Institucional (SEAI). O relatório apresenta os principais resultados das pesquisas aplicadas à comunidade UFPR, tanto pela CPA (análise da instituição) quanto por parceiros — pró-reitorias de Graduação e Educação Profissional (Progad) e de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPPG) –, no ano de 2019 (baixe aqui).

Os dados coletados nas pesquisas foram encaminhados aos setores, pró-reitorias, órgãos suplementares e coordenações de cursos. Essas unidades produziram análises, compartilhando suas percepções e informando as ações planejadas para melhoria dos cursos e da instituição. Na página da CPA são encontrados os resultados da avaliação interna, com as estatísticas de todas as questões e os comentários e contribuições feitos pela comunidade.

O relatório contempla ainda os principais resultados da Pesquisa de Sustentabilidade, conduzida pela Comissão de Sustentabilidade da UFPR e que apoia a construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável da instituição, como parte do compromisso assumido para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Pesquisa de Autoavaliação 2020

Em 2020 a Pesquisa de Autoavaliação será disponibilizada para docentes, técnicos e alunos de pós-graduação e de graduação vinculados à iniciação cientifica a partir do dia 16 de novembro.

Para esta edição, a CPA e seus representantes setoriais fizeram a revisão dos instrumentos de pesquisa, a meta-avaliação, através do estudo das análises dos setores, pró-Reitorias e coordenações acerca dos resultados das pesquisas de 2019, e apoiaram-se na Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2021. Foram incluídas também questões a respeito do trabalho remoto, que embasarão futuras políticas para essa modalidade de trabalho aos servidores em 2021.

Os Eixos do PDI e da Avaliação institucional contemplam os objetivos e ações planejadas para Ensino (graduação e pós-graduação), Extensão e Cultura, Pesquisa e Iniciação Científica e Tecnológica, Inovação e Internacionalização, Gestão Institucional, Gestão de Pessoas e Infraestrutura dos ambientes de Ensino.

Para conhecer o relatório, acesse este link

Para conhecer os representantes setoriais da CPA nas unidades, acesse aqui

Para dúvidas ou informações, escreva para cpa.ufpr.br ou seai@ufpr.br

(Com informações da CPA/UFPR)