A tecnologia fortaleceu a colaboração entre as instituições durante a pandemia. Um exemplo ocorreu no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLet) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em que cinco alunos puderam orientar, durante dez semanas, em uma disciplina na Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos.
O professor Ron Martinez, do PPGLet e diretor do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa), foi convidado em janeiro a desenvolver uma disciplina de escrita científica na universidade americana. Devido à pandemia, a disciplina foi alterada para a modalidade remota. Isso possibilitou a participação dos alunos da UFPR como monitores, uma vez que não seria necessário se deslocar até outro país para exercer a função.
O processo seletivo contemplou cinco alunos do programa de pós-graduação. Os doutorandos Fernanda Félix, Gabriel Bein José Orlando Cardoso e Thais Deschamps; e o mestrando João Victor Schmicheck. Todos foram oficialmente inscritos como Graduate Student Instructors (professores assistentes pós-graduandos) na disciplina, e receberam um certificado emitido pela UC Berkeley.
A equipe da UFPR interagiu com os alunos da Califórnia através de conversas individuais, contribuindo com ideias do conteúdo programático e orientação dos trabalhos escritos. “Revisar as versões dos artigos que os alunos produziram deram a mim e a meus colegas a chance de exercitar nossa própria reflexão sobre os mecanismos de escrita e a qualidade da produção de textos acadêmicos em língua inglesa”, relata o doutorando José Orlando.
O curso ocorreu entre 8 de junho e 14 de agosto de 2020. Dez alunos de doutorado de Berkeley participaram, com a intenção de publicar os textos produzidos na disciplina.
A experiência remota foi novidade para todos os alunos. Porém, os discentes da UFPR revelam que, desde o início, as ferramentas de comunicação foram eficientes para lidar com a escrita em diferentes situações e ambientes.
O professor Ron Martinez destaca que, embora tenha passado por adaptações, a internacionalização da UFPR não parou durante a pandemia. “Ministrar uma disciplina em uma das universidades de mais prestígio do mundo e oferecer a prática de docência internacional para tantos alunos, sem gastar nenhum centavo, em plena pandemia, merece destaque”, finaliza.