Menu

Pesquisa Quer Saber Como a Comunidade Universitária Avalia as Primeiras Experiências do Ensino Remoto Emergencial

Elaine Leal     4 de setembro de 2020 - 11h19

Com o apoio da Unidade de Projetos da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), a comissão designada para acompanhar a  implementação do período especial em razão da pandemia de covid-19 lançou, nesta quinta-feira (3), uma pesquisa para ouvir coordenadores, docentes e discentes sobre a experiência nesta primeira etapa de atividades remotas (clique nos links ao fim deste texto). As aulas na graduação foram retomadas no último dia 13 de julho e conseguiram atender cerca de 70% dos estudantes na modalidade de ensino remoto emergencial (ERE). 

A resposta ao questionário é voluntária, mas o preenchimento das respostas irá contribuir com o aperfeiçoamento da proposta – por isso é importante que os respondentes estimulem também os seus colegas a fazerem o mesmo. “Para decidir corretamente sobre o que e como fazer, nada melhor que a participação de toda a comunidade na avaliação do que fizemos até aqui e no planejamento das próximas etapas”, argumenta o pró-reitor Eduardo Salles Barra. A pesquisa será realizada até o dia 14 de setembro. 

A reitoria da UFPR constituiu uma comissão para acompanhar o período especial e projetar a continuidade do ensino de graduação após esse período.  Caberá a esta comissão escutar a comunidade a fim de identificar os pontos de vista que deverão ser reunidos na elaboração da proposta a ser analisada e deliberada pelo CEPE.  

De acordo com Barra, é preciso criar condições para que 100% dos estudantes retomem a sua formação. Segundo o balanço da Prograd, as matrículas no período especial cobriram, em média, cerca de 35% das matrículas nas disciplinas do primeiro semestre de 2020, cujo calendário está suspenso. Para ampliar este índice até alcançar os 100%, será preciso um novo esforço de vagas e disciplinas no formato ERE. “Da parte das pró-reitorias envolvidas neste grande esforço, estamos prontos e motivados para encarar sem reservas este desafio. Resta-nos saber o que e como fazer para não dispersar esforços nem frustrar expectativas”, salienta Barra. 

Responda o questionário e contribua com o aperfeiçoamento do ERE:

Atenção
Para ter acesso à pesquisa:
Usuário = CPF (sem ponto nem traço)
Senha = data de nascimento, no formato DD/MM/AAAA (com as barras)

Acessar o formulário de pesquisa

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências da Terra
Centro Politécnico | Jardim das Américas | Fone: (41) 3361-3198
CEP 81531-990 | Caixa Postal 19001 | Curitiba | PR | Brasil


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR