Matrículas para o Segundo Ciclo do Período Especial estão Encerradas; as do Terceiro Começam 1/08

Elaine Leal     23 de julho de 2020 - 9h02

As matrículas para o segundo ciclo do período especial foram encerradas nesta quarta-feira, mas os acadêmicos interessados em cursarem as disciplinas aprovadas e ofertadas em seus cursos terão mais um ciclo para a solicitação, a partir do dia 1 de agosto. O período especial permite que o aluno se matricule em disciplinas obrigatórias ou optativas, que serão ministradas totalmente de forma remota, no contexto de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

A Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) tem um canal de informações para a comunidade acadêmica reforçando aspectos do período especial e respondendo dúvidas. A recomendação é para que os acadêmicos estejam atentos as informações dadas pelo coordenação do seu curso para se planejarem para a matrícula e gestão de carga horária. A participação no período especial é totalmente voluntária. No primeiro ciclo, mais de 80 cursos ofertaram aproximadamente 660 turmas, com cerca de 11.000 alunos se matriculando. As matrículas do segundo ciclo serão processadas entre quinta e sexta-feira.

Somente os acadêmicos interessados em cursarem as disciplinas aprovadas e ofertadas em seus cursos participam do período especial, que não é obrigatório. Esta foi uma alternativa debatida e proposta pela universidade durante a pandemia. â€œLembramos sempre que é uma situação emergencial, extraordinária e que não queremos que se transforme no novo normal. O que nós queremos é o retorno, quando possível, à nossa normalidade, que é a educação presencial“, explica o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra.