A Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agtic) informa aos docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que criou, em parceria com o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), o aplicativo “Docentes”, com o intuito de facilitar a criação de equipes acadêmicas por professores.
O acesso se dá pela ferramenta Microsoft Teams, um dos módulos do Microsoft Office 365. O recurso de criar equipes acadêmicas disponibilizado pelo aplicativo automatiza a geração de turmas virtuais.
De acordo com a Agtic, as turmas do Siga e do Sistema de Informação para o Ensino (Sie) já estão acessíveis na plataforma. Com isso, docentes podem criar as equipes acadêmicas correspondentes às turmas de suas disciplinas.
Como usar
As configurações das turmas (docentes e discentes) são atualizadas de acordo com os ajustes feitos nas plataformas acadêmicas.
O acesso ao aplicativo pode ser realizado via Intranet. Ainda segundo a agência, em breve será disponibilizado também no Siga.
Saiba como usar o aplicativo neste link.
Recursos
Entre os recursos disponíveis, estão:
– nome padronizado de equipes acadêmicas do Teams que correspondem às turmas;
– sincronização com Siga e Sie para acompanhar alterações de matrículas;
– identificação de alunos desprovidos de e-mail institucional (necessário para a inclusão nas equipes acadêmicas).
(Com informações da Agtic/UFPR)