UFPR Destina Recursos Próprios para Projetos no Combate à Pandemia de Covid-19; Edital tem Inscrições Abertas

Elaine Leal     18 de maio de 2020 - 16h04

Edital recebe propostas de todas as áreas do conhecimento com metas em ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica até 1º de junho

*Notícia atualizada com link do edital às 15h15 do dia 18 de maio

Diante de um cenário de incertezas e cortes de investimentos, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) destina R$ 2 milhões dos seus recursos próprios para o combate à pandemia de Covid-19. Para isso, abriu nesta segunda-feira (18) inscrições de edital para projetos de todas as áreas do conhecimento com metas em ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. As propostas podem ser enviadas por professores e técnico-administrativos até as 17h de 1º de junho – o edital completo pode ser acessado neste link.

“O edital com recursos próprios da UFPR focado no contexto pós-pandemia reflete a preocupação da nossa Universidade em priorizar ações no ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica em um novo contexto ainda incerto, mas que reforça o papel das universidades públicas enquanto produtoras de conhecimento”, diz o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, convida comunidade acadêmica para mostrar contribuição da Universidade com a sociedade. Imagens: UFPR TV

“A nossa Universidade se mostra organizada e forte no enfrentamento à Covid-19. Esse edital é uma oportunidade de a UFPR ampliar os estudos transversais e interdisciplinares. A pluralidade e o trabalho de cada um se unem para construir ações maiores”, acrescenta a vice-reitora da Universidade, Graciela Bolzón de Muniz.

Os projetos devem ter ênfase no enfrentamento da Covid-19 em pelo menos uma das fases de desaceleração e controle da pandemia, de modo transversal e interdisciplinar. As propostas inscritas devem ser únicas e individualizadas, mas podem ser montadas equipes de caráter multidisciplinar.

Vice-reitora da Universidade, Graciela Bolzón de Muniz, reforça união de esforços e transversalidade em todas as áreas do conhecimento a serviço da sociedade

Os critérios analisados incluem aspectos como abrangência e impactos, articulação em redes internas e/ou com outras universidades e adesão de entidades públicas e privadas e terceiro setor.

Os recursos apoiam despesas de capital, como aquisição de equipamentos e peças de reposição, e de custeio, que agrega bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação, manutenção de equipamentos, material de consumo e gastos acessórios com importação.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus