Menu

Estudantes de Design Publicam Cartilha sobre Confecção e Uso de Máscaras

Elaine Leal     4 de maio de 2020 - 16h16

Um grupo de alunos do curso de Design Gráfico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveu uma cartilha ilustrada com a maneira correta de confecção, uso e higienização de máscaras caseiras. A iniciativa, coordenada pelas professoras Juliana Bueno e Kelli Smythe, do Departamento de Design da UFPR, reuniu sete estudantes voluntários, de graduação e de pós-graduação. 

O material serve para esclarecer dúvidas sobre o tema, já que muitas pessoas têm dificuldade para adquirir e usar as máscaras. Para tanto, a equipe desenvolveu um material de fácil entendimento, que pode ser compartilhado pela população em geral. â€œMuitos tutoriais de â€˜faça você mesmo’ têm sido publicados nos meios de comunicação. No entanto, em grande parte deles, as informações sobre como fazer e utilizar as máscaras são confusas ou pouco explicativas“, justifica Smythe. 

O processo de design adotado envolveu a pesquisa em diferentes publicações relacionadas à saúde pública, analisando conteúdos textuais e aparências visuais em dezenas de materiais similares, nacionais e internacionais. Assim, foram identificadas as principais recomendações referentes à confecção, uso e higienização de máscaras caseiras.  Ao final, todo o material passou por revisão de profissionais da Ã¡rea de saúde. 

A cartilha apresenta três formas de confecção de máscaras caseiras: de pano sem costura, de pano com costura e com bolso para filtro extra. O material também traz formas práticas de como higienizar as máscaras e quando é possível sua reutilização.    

A ação integra a Rede UFPR de combate à Covid-19 e o material está disponível aqui 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências da Terra
Centro Politécnico | Jardim das Américas | Fone: (41) 3361-3198
CEP 81531-990 | Caixa Postal 19001 | Curitiba | PR | Brasil


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR