Pesquisadores do LaboClima Realizam Missão de Pesquisa na UQÀM e Universidade de Moncton/Canadá

Elaine Leal     6 de novembro de 2019 - 11h36

Os professores Dr. Wilson Flavio Feltrim Roseghini e Dr. Francisco de Assis Mendonça, pesquisadores do LaboClima, assim como o Prof. Dr. Irani dos Santos do Laboratório de Hidrogeomorfologia – LHG/UFPR, estiveram em missão de pesquisa no Canadá através do projeto ‘Amélioration de la gestion des risques hydroclimatiques à l’échelle des bassins versants‘, durante os dias 20 a 28 de outubro de 2019.

O projeto envolve o estudo de três bacias hidrográficas nos três países que compõem a pesquisa: Canadá, França e Brasil. A missão de pesquisa é financiada pela Agência Universitária Francófona – Américas, e ocorreu nas dependências das seguintes universidades canadenses: Université du Québec à Montréal â€“ Montreal e Université de Moncton â€“ New Brunswick.

Um dos objetivos da equipe brasileira no projeto é analisar a variabilidade das chuvas extremas e a configuração dos riscos hídricos associados a desastres hidrometeorológicos na bacia do Alto Iguaçu, especificamente o Rio Belém, na cidade de Curitiba – Paraná. Nessa área, diversos trabalhos vêm sendo realizados por membros do LaboClima e colaborando com os estudos como, por exemplo, as pesquisas desenvolvidas pelas doutorandas Gabriela Goudard (LaboClima/UFPR) e Juliana W.L.T. de Carvalho (LHG/UFPR).

Durante a missão de pesquisa no Canadá, os professores participaram de um workshop onde as equipes apresentaram parte dos resultados já alcançados, além de discutirem a aplicação da pesquisa nas referidas áreas de estudo e a publicação dos resultados em revistas, capítulos de livros e eventos científicos. Também foram feitos trabalhos de campo na região de Moncton para entender melhor os processos envolvidos na dinâmica da bacia estudada pela equipe canadense no rio Kennebecasis, assim como a atividade já realizada em Curitiba-PR, quando as equipes canadenses e francesas estiveram no Brasil.

A última missão de pesquisa está prevista para ser realizada na França em julho de 2020, finalizando assim os trabalhos de campo do projeto e a conclusão das atividades práticas do mesmo.

Fotos tiradas durante as atividades na UQÀM e Universidade de Moncton/Canadá