QS World University Latin America Aponta UFPR como Melhor Universidade Paranaense e 32ª Latino-Americana

Elaine Leal     25 de outubro de 2019 - 7h41

A Universidade Federal do Paraná é a melhor instituição de ensino superior paranaense, segundo o QS World Univerisity Latin America 2020. A UFPR figura no ranking com a 32ª melhor nota da América Latina e 7ª entre as universidades federais brasileiras.

Promovida pela consultoria britânica de ensino superior QS Quacquarelli Symonds, a pesquisa foi divulgada nesta semana e reúne 400 instituições de 20 países diferentes da América Latina.

O ranking avalia oito critérios: reputação acadêmica; reputação de empregabilidade; proporção professores/alunos; número de professores com doutorado; rede de pesquisa internacional; citação de artigos científicos; número de artigos por professor e impacto na web.

De acordo com a avaliação, no item rede de pesquisa internacional a UFPR subiu de 94.9 pontos, no ranking 2019, para 98.7. A instituição também apresentou melhores notas em impacto na web, citação de artigos científicos e proporção professores/alunos, comparados com a última edição.

Destaque em rankings

No mês de setembro, a Universidade Federal do Paraná ficou classificada como a 13ª universidade brasileira entre as mais bem posicionadas no Times Higher Education (THE) World University Rankings 2020. Na comparação com as duas edições anteriores, a UFPR subiu nove posições – foi a 22ª brasileira em 2018 e a 16ª em 2019.

A UFPR também conquistou a 5ª posição entre as universidades federais do país, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF), divulgado em outubro. No ranking geral, a instituição está na 8ª posição. O quesito em que a UFPR mais se destacou foi Inovação, alcançando o 3º lugar geral. O ranking classifica as instituições de ensino superior brasileiras e avaliou 196 instituições na edição deste ano.

Veja aqui mais notícias sobre rankings universitários.

Logo: https://mma.prnewswire.com/media/702459/QS_World_University_Rankings_Logo.jpg