CHC Participa no Sábado (26) do Dia Mundial de Prevenção ao AVC com Orientações à Comunidade em Curitiba

Elaine Leal     24 de outubro de 2019 - 6h46

O Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da UFPR participará neste sábado (26) da Campanha de Combate ao AVC, que será realizada em Curitiba, no calçadão da rua XV de Novembro, próximo ao Bondinho, das 9 às 14 horas. O evento tem como objetivo alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas do acidente vascular cerebral (AVC).

O AVC é a segunda causa de mortalidade do Brasil e a primeira causa de morbidade do mundo, pontua a médica Viviane Flumignan Zétola, que coordena o Grupo de Doenças Cerebrovasculares do CHC e participará do evento. “A estimativa é que uma em cada quatro pessoas terá um AVC, “por isso é importante irmos para a rua falar sobre o assunto com a população”, destacou a neurologista.

Por meio da Campanha de Combate ao AVC , o CHC/UFPR fará evento de conscientização sobre a doença, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil. Foto: Robina Weermeijer/Unsplash

De acordo com a Sociedade brasileira de Doenças Cerebrovasculares 90% dos fatores de risco do AVC são evitáveis. Existem medidas simples que podem ajudar a reduzir as chances de um Acidente Vascular Cerebral.

Sobre a campanha

O foco da campanha este ano é reconhecer os próprios fatores de risco e como reduzir o seu risco, além do reconhecimento dos sinais de alerta.

A cada ano, 13,7 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 5,5 milhões morrem e atualmente, existem 80 milhões de sobreviventes de AVC. Com foco na prevenção do AVC, a campanha de 2019 “Don’t be the One” (“Não Deixe que Seja Você”) visa aumentar a conscientização sobre o risco individual de AVC e equipar ao máximo as pessoas com informações e ferramentas de prevenção que podem salvar vidas.

A justificativa para a mensagem da campanha é a análise recente da WSO sobre o ônus global da doença, que mostra que o risco de AVC ao longo da vida aumentou e agora é de 1 em 4. Combinado com os achados do estudo Interstroke que mostraram que cerca de 90% dos AVCs são associados a um pequeno número de fatores de risco facilmente abordados, o impacto potencial da compreensão pública do risco de AVC e da conscientização da prevenção é claro.

(Com informações da Unidade de Comunicação do CHC/UFPR)

Leia mais notícias sobre o CHC aqui