Prograd Oferece Workshop sobre Plataforma de Webconferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Elaine Leal     8 de outubro de 2019 - 6h38

Nesta terça-feira (8), a Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead) promove o workshop “Webconferência como estratégia a EaD”, ministrado pelo analista de serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Mateus Oliveira. A atividade acontece no auditório da Cipead, a partir das 14 horas, com a proposta de formar professores e técnicos-administrativos interessados em fazer uso do recurso.

A comunidade acadêmica já tem acesso liberado ao recurso de webconferência, disponibilizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), via conta UFPR. A plataforma permite a criação de webconferência e comunidades virtuais. “Queremos utilizar cada vez mais esses recursos tecnológicos para uma formação mais interativa e inclusiva”, afirma o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra.

As ações são ligadas ao projeto “UFPR Híbrida”, que combina o ensino presencial com a modalidade a distância. “Dentro desse programa, uma fase muito importante é o polo EaD do município de Terra Roxa que está em implantação. Porém, também queremos capilarizar a presença dos meios tecnológicos de ensino pela universidade como um todo. Podemos utilizar a plataforma de webconferência como um instrumento ao alcance do professor para diversificar sua ação formadora com os estudantes e que possa ser integrado aos ambientes virtuais de aprendizagem”, explica Barra.

A UFPR utiliza a ferramenta gratuitamente por estar associada à RNP. Segundo o representante da Rede, o serviço que permite a realização de uma reunião via computador ou celular, com grande quantidade de participantes e transmissão virtual, é utilizado por mais de 200 instituições no Brasil, e foi desenvolvido por editais voltados a grupos de trabalhos de universidades brasileiras.

“A ideia é incentivar o uso dessa solução, apoiando a comunidade que está fornecendo os serviços de educação a distância, e mostrar para os professores e técnicos as possibilidades que eles têm, utilizando a solução para realização de aulas remotas”, conta Mateus Oliveira.

Na manhã desta segunda-feira (7), Oliveira participou de uma reunião com os professores Eduardo Barra; Rafaela Fontana, da Coordenação de Sistemas de Informação para Gestão Acadêmica(Cosiga); Maria Josele Bucco Coelho, da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead) e com o tecnólogo vídeo-digital da Cipead, Piero Ribas.

Foto: André Filgueira / Sucom – UFPR

Diploma Digital

Outra iniciativa da UFPR em parceria com a RNP está relacionada ao diploma digital. O Ministério da Educação (MEC) divulgou por meio de portaria a exigência de expedição e registro de diploma digitalizado até 2021.

O recurso deve permitir um controle maior dos diplomas disponibilizados ao público. “O titular terá acesso imediato ao documento e a sociedade poderá verificar a autenticidade com uma simples operação online. Vamos dar prosseguimento para trabalhar os aspectos técnicos do serviço junto à RNP”, diz Barra.

De acordo com Oliveira, a RNP já vinha desenvolvendo, em parceria com outras universidades, um serviço para emissão e validação de diplomas digitais. O processo está em fase de provas de conceito e aguarda uma nota técnica do MEC para ajustes finais do serviço. “A expectativa é lançar a solução de forma experimental até o final de 2019, e liberar o serviço no segundo semestre de 2020 para todas as universidades que tiverem interesse”, conclui.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa é uma organização social, mantida por contrato de gestão com o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência e Tecnologia. A RNP fornece serviços para universidade e institutos federais.

Além de três escritórios principais, há um ponto de presença em cada unidade da federação. A UFPR é o ponto da RNP do Paraná.