UFPR realiza 1º Festival de Ciência, Cultura e Inovação com atividades gratuitas e abertas ao público em setembro

Elaine Leal     20 de agosto de 2019 - 6h55

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza o 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação de 23 a 29 de setembro, integrando diferentes eventos que antes aconteciam separadamente e algumas novidades. Feira do livro e de extensão, apresentações de trabalhos e resultados de pesquisa, palestras, workshops, feira gastronômica, apresentações culturais, ações educativas e serviços de saúde são algumas das atividades programadas. O Festival é gratuito e aberto ao público, tanto para a comunidade interna quanto para a externa à Universidade. Os locais que recebem a programação são a Praça Santos Andrade, Campus Reitoria, Campus Rebouças e Campus Botânico, em Curitiba.

O 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação integra a 11ª edição da Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), a XVII Feira do Livro Editora UFPR e a 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc, além de outros eventos culturais. Também haverá ações oferecidas pelo Complexo do Hospital de Clínicas (CHC-UFPR) e pelo Setor de Saúde da UFPR, com atendimentos à comunidade. A ideia é potencializar essas atividades, mostrar as ações da Universidade para a comunidade e, ao mesmo tempo, economizar, otimizando gastos.

Festival terá feira do livro, de extensão e gastronômica, palestras, apresentações culturais, serviços de saúde, entre outras atividades. No ano passado, Siepe teve cerca de 10,5 mil participantes. Foto: Marcos Solivan, 2018/Sucom-UFPR

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, o Festival cria a oportunidade de mais interação entre a Universidade e a sociedade. “É uma semana em que a cidade terá um momento especial de dividir o dia a dia da Universidade, com atividades de pesquisa, extensão, cultura e saúde para todos”, diz.

A solenidade de abertura do Festival e da Siepe será no dia 23 de setembro, segunda-feira, às 19h30, no Teatro da Reitoria, com apresentações culturais e uma conferência. Ainda integra a programação uma sessão pública e solene do Conselho Universitário (Coun) no dia 24 de setembro, terça-feira, às 19h, no Teatro da Reitoria, com entrega de títulos de professores eméritos a Antonio Salvio Mangrich, Fábio de Oliveira Pedrosa e Sebastião Amaral Machado.

Siepe

A 11ª edição da Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe) ocorre de 24 a 26 de setembro, na Reitoria, Prédio Histórico (Praça Santos Andrade) e Campus Rebouças – em Palotina e Toledo, a Siepe será de 1º a 3 de outubro. O evento acadêmico da UFPR é composto por cinco encontros temáticos, com apresentações de trabalhos, rodas de conversa, oficinas e feira de extensão. O evento abrange trabalhos de iniciação científica, inovação, extensão, atividades formativas e de inclusão e diversidade, que é novidade nesta edição. No ano passado, foram mais de 2,5 mil trabalhos apresentados e cerca de 10,5 mil participantes.

11ª Siepe será composta por cinco encontros temáticos, com apresentações de trabalhos, rodas de conversa, oficinas e feira de extensão. No ano passado, foram mais de 2,5 mil trabalhos apresentados. Foto: Nicolle Schumacher, 2018/Sucom-UFPR

A coordenadora de iniciação científica da PRPPG, Larissa Ramina, explica que a proposta da Siepe dentro do Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação é levar a Universidade para mais perto da população. “A ideia é movimentar o Centro da cidade, chamar a atenção da comunidade e mostrar o que a Universidade faz em termos de pesquisa e extensão, que resultam em benefícios para a sociedade”, diz.

Nesta edição, a Siepe contará com o 18º Encontro de Atividades Formativas (Enaf), o 18º Encontro de Extensão e Cultura (Enec), o 27º Evento de Iniciação Científica (Evinci), 12º Evento de Inovação Tecnológica (Einti) e o 1º Encontro Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (Edispe).

A organização é da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad).

Feira do Livro e Semana Literária

Feira do Livro deve contar com 27 expositores, entre editoras universitárias e comerciais, e será na Praça Santos Andrade, como no ano passado. Foto: Nicolle Schumacher, 2018/Sucom-UFPR

A XVII Feira do Livro Editora UFPR e a 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc ocorre de 23 a 28 de setembro, na Praça Santos Andrade, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e sábado, das 10h às 14h. Devem participar 27 expositores, entre editoras universitárias e comerciais.

A realização é da Editora UFPR e do Serviço Social do Comércio (Sesc) Paraná. O principal objetivo é popularizar o livro e incentivar a leitura.

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR