UFPR convida alunos, professores e técnico-administrativos para participar do Projeto Curitiba 2035

Elaine Leal     7 de março de 2019 - 13h00

A UFPR convida a comunidade acadêmica a participar da construção e implementação do Projeto Curitiba 2035 por meio contribuições em grupos temáticos organizados na Universidade. A iniciativa tem o objetivo de construir diretrizes de longo prazo para nortear as políticas de desenvolvimento de capital paranaense nos próximos 20 anos.

consulta pública on-line realizada na primeira fase do Projeto deu origem a um documento com ações e metas para os próximos anos. As reflexões coletivas com segmentos da sociedade resultaram na escolha de propostas de ações e de temas prioritários para a discussão – Cidade da Educação e Conhecimento; Coexistência em uma Cidade Global; Desenvolvimento Socioeconômico; Governança; Meio Ambiente e Biodiversidade; Mobilidade e Transporte; Planejamento e Gestão Urbana; Saúde e Qualidade de Vida e Segurança.

“A consulta da primeira fase continua aberta. O trabalho, agora, é implementar essas metas e ações. Cada instituição que está no projeto vai definir que ações pode fazer relacionadas aos temas. Cada grupo tem uma instituição que lidera – define reuniões do grupo e quando vão trabalhar – e uma que secretaria”, informa o professor do Departamento de Engenharia de Produção, Ricardo Mendes Junior, um dos responsáveis pelo grupo de trabalho “Cidade da Educação e Conhecimento”.

A Universidade lidera o Comitê Temático Saúde e Qualidade de Vida e secretaria o Comitê Mobilidade e Transporte do Projeto Curitiba 2035. “Vamos ajudar na gestão desses dois grupos. A universidade pretende colocar pessoas em todos os grupos temáticos, para contribuir em todas as áreas. Vamos começar a organizar esses grupos dentro da UFPR, ver o que está sendo feito no ensino, na pesquisa e na extensão, e depois levaremos para o projeto”, afirma Ricardo. Os líderes e secretários dos grupos devem se encontrar no dia 14 de maio para a primeira reunião da fase de implantação do Projeto.

Como participar

Professores, estudantes e técnicos-administrativos devem encaminhar e-mail aos professores da UFPR responsáveis pelos grupos temáticos com os quais desejam contribuir:

Projeto Curitiba 2035

O Projeto Curitiba 2035 é realizado por meio de uma parceria entre o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), o Instituto Arapyaú, a Comunitas e a Prefeitura Municipal de Curitiba. As ações que começaram em maio de 2016 consideram as evoluções dos últimos cinco anos e propõem também reflexão sobre novos temas que emergiram no período. O crescimento ordenado e sustentável do município, com foco na qualidade de vida e no bem-estar da população, é uma das proposições do Projeto, que busca engajar e mobilizar o terceiro setor, a sociedade civil, o setor empresarial, a comunidade acadêmica e o governo.

Para oportunizar a participação dos diversos atores no processo de implementação, foram constituídos o Comitê Executivo, o Comitê Gestor e os Comitês Temáticos. Além de participar dos Comitês Temáticos, a UFPR integra o Comitê Gestor na categoria Academia, junto com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).