UFPR ingressa na rede Academic Impact (Unai), criada pelas Nações Unidas para alavancar desenvolvimento sustentável

Elaine Leal     6 de fevereiro de 2019 - 11h23

A preocupação da UFPR em promover os direitos humanos, oportunizar educação para todos e buscar engajamento com a comunidade de pesquisa internacional rendeu à instituição o ingresso na United Nations Academic Impact (Unai), rede de universidades da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada ao fomento do desenvolvimento sustentável. A confirmação da UFPR como membro da Unai/ONU ocorreu no último dia 30.

Como membro da Unai/ONU, a UFPR se compromete a manter e aprofundar sua atuação nas áreas-chave da rede, todas relacionadas às metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Firmada em 2015, no aniversário de 70 anos da ONU, a agenda prevê objetivos sociais, ambientais e econômicos a serem atingidos até 2030 e considerados essenciais para a humanidade e para o planeta.

A ideia é que a rede de universidades sirva como catalisadora das ações da ONU em torno da Agenda 2030 com o uso das frentes relacionadas à atuação universitária (ensino, pesquisa e extensão). Criada em 2010, a Unai/ONU possui cerca de 1,3 mil membros em 130 países, segundo dados de janeiro. Vinte membros são instituições de ensino superior brasileiras — até janeiro, nenhuma delas no Paraná. A maior parcela é a de instituições dos Estados Unidos (são 250).

“Participar deste grupo organizado pelas Nações Unidas é uma grande honra para nossa UFPR, mas também o reconhecimento pelos nossos esforços na produção do conhecimento”, avalia o reitor Ricardo Marcelo Fonseca. “As metas por um mundo melhor, com educação para todas e todos, de cidadania global e de comprometimento da comunidade de pesquisa a serviço da humanidade, é mais do que um orgulho, é convergência de interesses para um mundo melhor”.

Objetivos

As metas da rede estão baseadas em dez princípios retirados da Agenda 2030 que foram associados a ações de educação. Assim, as universidades precisam trabalhar os vieses educacionais para abordar questões relacionadas a erradicação da pobreza, educação para todos, capacitação, cidadania global, acesso à educação superior, diálogo intercultural, paz e resolução de conflitos, sustentabilidade e aspectos citados na Carta das Nações Unidas, assinada pelos 193 países-membros da ONU.

Intermediador da inscrição da UFPR na Unai/ONU, o professor Ron Martinez, que atua no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Delem) e é fundador do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa), conta que a universidade mostrou-se tão naturalmente atuante em torno dos princípios que não teve que implementar medidas extras para viabilizar o ingresso na rede.

“Não vai ser difícil achar pesquisas e pesquisadores para se engajar nesse compromisso com a ONU. Na verdade, eles já existem em abundância na nossa universidade”, afirma. Entre essas iniciativas, Martinez cita pesquisas que produziram conhecimento e produtos alinhados com sustentabilidade e cidadania, além de ações efetivas para o incremento do acesso ao ensino superior para grupos de pessoas vulneráveis — as políticas afirmativas voltadas a minorias (refugiados, negros, indígenas e pessoas com deficiência).

Ponte

A participação da UFPR na Unai/Onu exigirá um relatório anual de atividades e pelo menos um evento com foco em temas alinhados com os objetivos de responsabilidade social da ONU. Com isso, a universidade também terá na rede uma ponte para que suas ações sejam conhecidas em escala mundial. “Esses eventos serão divulgados no site da ONU e os resumos dos mesmos vão poder acessados por todo o mundo”, explica Martinez.

A importância do espaço internacional para a universidade mostrar o impacto da sua atuação também foi lembrada pelo reitor Ricardo Marcelo. “Como membros da Unai, podemos divulgar internacionalmente pesquisas desenvolvidas na UFPR que identificamos como sendo de interesse internacional e de impacto. Esse é um espaço muito importante para os pesquisadores da UFPR”, diz.