Menu

UFPR coloca saúde mental em pauta com ciclo de palestras que começa em 15 de maio e vai até novembro

Elaine Leal     14 de maio de 2018 - 12h56

A Universidade Federal do Paraná inicia na próxima terça-feira, 15 de maio, um ciclo de palestras que vai colocar em pauta um tema cada vez mais presente no meio acadêmico, assim como na sociedade de maneira geral: a saúde mental. Serão 12 palestras e mesas redondas até o fim do ano, com especialistas de diversas áreas e instituições, do Paraná e de outros estados.

A palestra de abertura, que acontecerá às 19 horas na Sala Memória do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, será sobre “Medicalização da existência” – tema que será abordado pelo médico Paulo Poli Neto, do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR.

Intitulado “Política e saúde mental”, o ciclo traçará, ao longo de seis meses, um extenso panorama dessa questão que, ao mesmo tempo em que atinge cada vez mais pessoas, para muitos ainda é um assunto tabu. Embora seja aberto a qualquer interessado, mesmo de fora da universidade, o evento é parte de um esforço que a universidade vem empreendendo desde o ano passado para criar um rede interna de apoio e acolhimento a estudantes com algum tipo de problema relacionado à saúde mental.

O primeiro passo foi a criação de uma comissão formada por representantes das pró-reitorias de Assuntos Estudantis, de Gradução e de Extensão e Cultura e dos cursos de Medicina e Psicologia, que mapeou os locais de acolhimento em saúde mental existentes na UFPR. Agora, a intenção é integrar todos esses serviços e estabelecer uma rede conectada com os Centros de Apoio Psicossocial do SUS, de maneira a garantir que, não importa por onde entre, o aluno terá o encaminhamento adequado.

“Esse trabalho passa pela sensibilização de todos os envolvidos no relacionamento com nossos alunos – direções de setores, coordenações de cursos e outras unidades – e dos próprios estudantes, promovendo o acolhimento entre pares”, afirma a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPR, Maria Rita de Assis César. “É importante que um aluno que veja um colega permanentemente triste ou isolado saiba que pode estar ocorrendo algo mais sério e que existe uma rede que pode ajudá-lo.”

O ciclo

O ciclo de palestras é uma parceria entre a PRAE e o Departamento de Filosofia da UFPR. O organizador, professor Leandro Neves Cardim, lembra que a saúde mental é uma questão multifacetada e que ainda é vista com bastante estranhamento. “Precisamos ‘normalizar’ esse tema, no sentido de falar dele abertamente e de forma adequada”, diz.

Segundo Cardim, no ambiente universitário problemas de saúde mental costumam ser fatores de evasão , baixo aproveitamento e segregação. “Momentos de crise política, social e econômica geram muitas dúvidas em relação ao futuro, aumentando a preocupação com esse tema”, afirma o professor.

O evento é aberto e gratuito. Os interessados podem se inscrever no dia das palestras. Haverá certificação para quem tiver freqüência de pelo menos 75%.

PROGRAMAÇÃO – CICLO DE PALESTRAS DE POLÍTICA E SAÚDE MENTAL

15 de maio -19 às 22 horas
Local: Sala da Memória – Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos

Tema: Medicalização da existência (acompanhe a página do evento no Facebook)
Palestrante: Paulo Poli Neto – médico e professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR

29 de maio – 19 às 22 horas
Local a definir
Tema: Crise no campo da saúde mental
Palestrante: Deivisson Vianna Dantas dos Santos – Departamento de Saúde Coletiva da UFPR

19 de junho – 19 às 22 horas
Local a definir
Tema: Drogadição
Palestante: Altieres Edemar Frei – Psicólogo integrante da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME)

7 de agosto – 19 às 22 horas
Local a definir
Mesa redonda sobre comportamentos, saúde mental e universidade
Participantes: Sabrina Stefanello (Departamento de Medicina da UFPR) e Maria Rita de Assis César (Departamento de Educação da UFPR)

21 de agosto – 19 às 22 horas
Local a definir
Tema: Comunicação e saúde mental: a experiência da produção da série televisiva Unidade Básica
Palestrante: Helena Lemos Petta – Médica e criadora da série

4 de setembro – 19 às 22 horas
Local a definir
Mesa redonda sobre modelos de atenção em saúde mental
Participantes: Sylvia Ferraz da Cruz Cardim (médica psiquiatra), João Sátiro (psicólogo da UFPR) e Dione Maria Menz (psicóloga do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR)

18 de setembro – 19 às 22 horas
Local a definir
Mesa redonda sobre SUS e saúde mental
Participantes: Adriano Massuda e Marcelo Kimati, do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR

2 de outubro – 19 às 22 horas
Local a definir
Tema: Reforma psiquiátrica e saúde mental

Palestrante: Paulo Amarante – Laboratório de Estudos e Pesquisa em em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ)

16 de outubro – 19 às 22 horas
Local a definir
Tema: direito e saúde mental
Palestrante: Haroldo Caetano da Silva – Promotor de Justiça e fundador do Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator (PAILI)

30 de outubro – 19 às 22 horas
Local a definir
Tema: Reabilitação psicossocial no Brasil
Palestrante: Ana Maria Fernandes Pitta, professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania da USP e UCSAL

13 de novembro – 19 às 22 horas
Local a definir
Tema: Políticas públicas de saúde mental
Palestrante: Pedro Gabriel Delgado, professor do Departamento de Medicina da UFRJ

27 de novembro – 19 às 22 horas
Local a definir
Tema: Vida e saúde mental
Palestrante: Roberto Tykanori Kinoshita, professor do Departamento de Medicina da UNIFESP

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências da Terra
Centro Politécnico | Jardim das Américas | Fone: (41) 3361-3198
CEP 81531-990 | Caixa Postal 19001 | Curitiba | PR | Brasil


©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR