Menu

Pesquisadora do CEM integra delegação brasileira em comitê internacional que avalia preservação de baleias

Elaine Leal     7 de maio de 2018 - 17h13

Especialista em mamíferos e tartarugas marinhas, a professora Camila Domit, do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR, estreou no último dia 22 a participação de um pesquisador da universidade no comitê científico da International Whale Comission (IWC), entidade internacional criada em 1946 para atuar na preservação das baleias frente à caça desses animais. A pesquisadora fez parte da delegação brasileira na comissão científica, que é responsável por avaliar a situação de conservação e de métodos de pesquisa de baleias e golfinhos e a sustentabilidade do uso desses mamíferos como recurso para comunidades tradicionais e na caça comercial. A reunião anual da comissão ocorreu em Bled, na Eslovênia.
<p style=”text-align: justify;”>Além da pesquisadora, mais sete profissionais compuseram a delegação — entre eles, outros pesquisadores de universidades, cientistas de ONGs e representantes do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e dos ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores. Camila colaborou em temas como Conservation Management Plan (CMP, em tradução livre, “plano de manejo e conservação”), Environmental Concerns (E, “questões ambientais”) e Small Cetaceans (SM, “pequenos cetáceos”).

Camila Domit (primeira da esq. para a dir., no pé da foto) com a delegação brasileira na comissão da IWC. Foto: Acervo Pessoal

De acordo com a pesquisadora, o evento tem importância para o Brasil por abordar situações que acontecem no país, sobretudo os que dizem respeito às políticas públicas de conservação e sustentabilidade. A delegação retornou para o Brasil com a tarefa de coordenar uma avaliação do status de conservação, nas Américas do Sul e Central, do boto cinza (espécie de golfinho) e de colaborar na avaliação da toninha, a espécie de golfinho considerada a mais ameaçada do Oceano Atlântico Sul Ocidental.

No Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamiferos e Répteis Marinhos do CEM, coordenado por Camila, são realizados estudos e ações relacionadas a pesquisa marinha e de conservação do meio ambiente. “Receber o convite foi uma grande honra e, acredito, um retorno ao esforço que temos feito em prol da ciência e da conservação dos mamíferos marinhos no Brasil”, conta a pesquisadora da UFPR. “Poder levar a nossa universidade a um evento com participação direta dos diplomatas do Itamaraty também significou uma aproximação da UFPR em relação ao governo federal e às políticas públicas sobre conservação marinha”.

Os relatórios das reuniões e o de 2018 poderão ser conferidos no site do evento, assim como recomendações e expectativas para o próximo ano (mais aqui).

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências da Terra
Centro Politécnico | Jardim das Américas | Fone: (41) 3361-3198
CEP 81531-990 | Caixa Postal 19001 | Curitiba | PR | Brasil


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR