Menu

Coun aprova moção de apoio em defesa do PIBID

Elaine Leal     14 de dezembro de 2017 - 12h44

O Conselho Universitário (Coun) aprovou por unanimidade, em sessão nesta quinta-feira (14), Moção de Apoio à Continuidade do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o qual o Ministério da Educação (MEC) deu mostras de que pretende reformular.

O MEC lançou em outubro a Política Nacional de Formação de Professores com o programa chamado “Residência Pedagógica”, que seria uma modernização do PIBID. A proposta de alterações na estrutura e na gestão do programa tem gerado grande preocupação entre os envolvidos. Isso porque as mudanças podem trazer a descontinuidade das atividades.

Nacionalmente, coordenadores institucionais e representantes estão se mobilizando em defesa do programa. Segundo a atual coordenadora institucional do programa na UFPR, Joanez Aires, a data de hoje é um dia especial para o movimento em prol do PIBID. O Fórum Nacional do PIBID entregará ao MEC, em Brasília, um documento com mais de 300 mil assinaturas de estudantes, bolsistas, familiares e integrantes da comunidade em defesa do projeto.

Além dessa ação, haverá, em Curitiba, uma audiência pública específica para demonstrar a importância dessa política pública. Durante o encontro, que acontece na Câmara Municipal, Joanez e outros representantes institucionais vão discursar. “A intenção é realizar uma mobilização que nos auxilie a barrar essa alteração proposta para o PIBID, defendendo que ele continue no mesmo formato que está hoje em vigência, visto que é um modelo que vem dando excelentes resultados”, afirma a coordenadora.

Segundo Joanez, este é o melhor programa que o Brasil já teve para formação de professores e, por isso, seus representantes vão continuar lutando para que ele não seja interrompido. “Se não nos mobilizarmos, o PIBID não será mantido. É em função da pressão política em sua defesa que o programa permanece”.

A audiência pública especial em defesa do PIBID acontece hoje (14), às 19h30, na Câmara Municipal de Curitiba e é aberta a toda comunidade.

Confira a Moção de Apoio à Continuidade do Pibid aprovada pelo Coun:

CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA

MOÇÃO DE APOIO À CONTINUIDADE DO PIBID

O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –, na medida em que promove e dissemina ações que integram escola e universidade, é indispensável para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores da educação básica. É a mais importante política pública nessa área executada na última década, tanto assim que, desde 2013, foi incorporada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96), na forma do seguinte dispositivo: “A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios incentivarão a formação de profissionais do magistério para atuar na educação básica pública mediante programa institucional de bolsa de iniciação à docência a estudantes matriculados em cursos de licenciatura, de graduação plena, nas instituições de educação superior” (Art. 62, § 5º). Por meio das ações do PIBID, a formação dos estudantes dos cursos de licenciatura passou a ser realizada também no contexto das escolas públicas, sob a orientação de professores da universidade e das escolas conveniadas. Na UFPR, integram o PIBID 35 professores e 484 estudantes dos cursos de licenciatura, além de 66 professores das escolas de educação básica. Por tudo isso, o Conselho Universitário da UFPR assevera categoricamente que a continuidade do PIBID, sem cortes e sem interrupções, mediante a prorrogação dos editais CAPES nº 61 e 66/2013, ora em vigência, é imprescindível para a recuperação, a sustentabilidade e a vitalidade dos cursos de licenciatura das universidades brasileiras. Em face disso, apela igualmente à CAPES/MEC para que qualquer nova medida relativa ao futuro do Programa, antes da sua implementação, seja detalhadamente discutida e divulgada com os representantes dos coordenadores institucionais do PIBID.

Curitiba, 14 de dezembro de 2017.

Prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca

Presidente do Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências da Terra
Centro Politécnico | Jardim das Américas | Fone: (41) 3361-3198
CEP 81531-990 | Caixa Postal 19001 | Curitiba | PR | Brasil


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR