CEM – utilidade pública social e ambiental

Adriane Rado     30 de novembro de 2016 - 9h10
image001

Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (Colit), aprovou na tarde desta sexta-feira (25/11), o prosseguimento dos trâmites para o licenciamento prévio do centro de pesquisa e reabilitação de animais marinhos, no Litoral do Paraná. Muito além disso, com esta aprovação, o conselho, por meios das instituições participantes, endossa a utilidade pública social e ambiental da UFPR e das ações voltadas à conservação de fauna marinha executadas pelo Centro de Estudos do Mar, além de reconhecer as ações de extensão e pesquisa voltadas ao interesse da sociedade paranaense.

image005

Dos 26 conselheiros do COLIT presentes, 25 foram favoráveis ao licenciamento e um se absteve. O COLIT é formado por órgãos governamentais em níveis federais, estaduais e municipais, instâncias da sociedade civil organizada, FIEP e empreendedores que atuam no litoral, uma representação legítima dos interesses do litoral do Paraná. A reunião foi realizada no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná  (Fiep), em Curitiba (25/11).

image003

O processo de licenciamento do Centro de pesquisa e reabilitação de fauna marinha agora segue para as próximas etapas técnicas de aprovação junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão licenciador. O Centro trará estrutura e qualidade as  ações científicas, educativas e de extensão da UFPR, com enfoque na conservação da fauna marinha e com objetivo de avaliar e contribuir com ações voltadas à qualidade ambiental costeira. Ainda, este faz parte das ações do governo federal, estadual e dos municípios litorâneos para estruturação de uma rede nacional de atendimento e conservação da fauna marinha. O Centro e o projeto associado a este são financiados pela Petrobras via condicionante ambiental exigida pelo IBAMA, a obra  sera executadas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e administrada pelo Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Universidade Federal do Paraná se orgulha em fazer parte desta rede nacional de atendimento à fauna e de contribuir com as ações científicas e de governança em prol da qualidade ambiental costeira e oceânica.

Representantes do CEM e da Procuradoria Federal na UFPR estiveram presentes na reunião e acompanharam esta decisão.

Alexandre Quevedo

Assessor de Comunicação PMP-BS/PR