Evento do CEM reune estudantes e oceanógrafos de todo o Brasil

Josemar Silva     29 de setembro de 2014 - 15h44

oceano Participantes da XXVI Semana Nacional de Oceanografia.
Foto:Arquivo CEM

Educação Ambiental também é Oceanografia; Origem e Evolução dos Tubarões; Desenho Científico; e Fotografia Científica. Com essas quatro oficinas, que iniciam nesta segunda-feira (29) e prosseguem até amanhã (30), o Centro de Estudos do Mar abre a programação da XVI Semana Nacional de Oceanografia, em Guaratuba (Av.Visconde do Rio Branco, 650).

tubaraoEvolução dos tubarões é tema de oficina.
Foto: Reprodução.

Gisele Costa Fredo, oceanógrafa da FURG, será a facilitadora da primeira oficina (Educação Ambiental); Victor Pauliv, doutorando em Geociências pela UFPR, coordenará as atividades da oficina 2 (Origem dos tubarões); João Bosco Junior, doutorando em Desenvolvimento Costeiros na UFPR, conduzira as discussões da oficina sobre Desenho Científico; e João Bosco Junior, professor de Biologia da USP, desenvolverá a temática Fotografia Científica.

Novos Mares

Participam deste evento, que prossegue até o próximo sábado (4) e que tem como tema “Comunicação e Integração, é preciso navegar por esses mares”, estudantes, docentes e pesquisadores de diversos estados brasileiros. O objetivo do Centro de Estudos do Mar (CEM), organizador da Semana, é instigar os integrantes da comunidade de oceanógrafos e profissionais da área a trocar informações/opiniões sobre a atualidade e sugerir mudanças para o futuro da oceanografia no Brasil e no mundo. A ideia é que “todos saiam da zona de conforto e almejem novos mares”, ressaltam alunos e docentes do CEM.

cemCEM, em Pontal do Sul. Foto: ACS.

Além das oficinas, integra também a programação da Semana Nacional de Oceanografia, minicursos, workshops, palestras, rodas de discussão, apresentação de cases e de painéis, concurso de fotografa e gincana desportiva. Participam dessas atividades integrantes da comunidade universitária de vários cursos – física, química, biologia, geologia e ciências ambientais, em suas vertentes sociais e/ou empreendedoras.A íntegra da programação da XVI Semana Nacional de Oceanografia pode ser visualizada em http://www.sno2014.com.br/conteudo/programacao

Por Celsina Favorito