Menu

UFPR perde o professor Metry Bacila

Josemar Silva     3 de maio de 2012 - 22h18

Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 03 de maio, com 90 anos, o Doutor Metry Bacila, fundador do Centro de Biologia Marinha, hoje Centro de Estudos do Mar.

À época da fundação do Centro, era Integrante do Programa Antártico Brasileiro, tendo implantado, em 1984, com seu grupo de pesquisadores, as atividades de pesquisa biológica na Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz.

Nascido em Palmeira em 22 de junho de 1922, foi professor e cientista. Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, na vigência da Beca Julio A. Enz fez Pós-Doutoramento no Instituto de Investigaciónes Bioquímicas de Buenos Aires com o Prof. Luis Frederico Leloir, futuro Prêmio Nobel de Medicina e, com bolsa da Fundação Rockefeller, no Departamento de Medicina da Universidade de Chicago, com o Prof. Dr. E. S. Guzman Barron.

Foi membro do Corpo Editorial de Brazilian Archives of Biology and Technology e de Archives of Veterinary Science, e autor de livros científicos publicados no Brasil e no exterior e de mais de quatrocentos trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e do exterior.

Como membro do Conselho Deliberativo da CAPES, do Ministério da Educação, exerceu fundamental atividade no desenvolvimento do ensino e da pesquisa científica na área da Bioquímica, em entidades universitárias de todo o País.

Entre seus livros publicados estão Bioquímica, Villela Bacila e Tastaldi; Técnicas e Experimentos de Bioquímica, Villela Bacila e Tastaldi; Biochemistry and Genetics of Yeasts, Bacila, Horecker e Stoppani; Bioquímica Veterinária, Bacila. Sua bibliografia é rica também em títulos literários. Foi recebido na Academia Paranaense de Letras em 19 de junho de 1991.

Entra as várias distinções que recebeu durante a vida, destacam-se  Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, cidadão Honoris Causa (PUCPR),

 

Trajatória Acadêmica

 

Dedicado ao ensino e à pesquisa científica foi Livre-Docente de Química Fisiológica da Faculdade de Medicina da UFPR, tendo sido chefe dos laboratórios de Física Biológica e Química Fisiológica e diretor do Laboratório de Análises Clínicas da Clínica Neurológica

Foi professor catedrático de Química Orgânica e Biológica do Curso de Medicina Veterinária da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná, e fundador e diretor do Instituto de Bioquímica da UFPR, onde criou os Cursos de Pós-Graduação em Bioquímica e em Ciências Veterinárias.

Professor catedrático de Bioquímica e Biofísica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Implantou atividades de pesquisa no Instituto Zimotécnico da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP.

Foi ainda fundador da Disciplina de Bioquímica do Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Faculdade de Medicina de Jundiaí, da qual foi Diretor. Prelecionou cursos especiais de Bioquímica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. Criador do Serviço de Bioquímica e Chefe da Divisão de Patologia Experimental do Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas do Paraná, atual Tecpar,

 

Distinções

Prêmio “Raul Leite” (1946): Primeiro lugar nas defesas de teses de doutoramento, Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná

Prêmio “Beca Julio A. Enz” para atividades de Pós-Doutorado na República Argentina

Fellowship da Rockefeller Foundation para atividades de Pós-Doutorado na Universidade de Chicago

Professor Emérito da Universidade Federal do Paraná

Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Jundiaí, São Paulo

Professor Sênior da Universidade Federal do Paraná

Prêmio de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Paraná

Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências

Membro da American Society for Advancement of Science

Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Membro Honorário da Academia Paranaense de Medicina

Visiting Scientist, Roche Institute for Molecular Biology – USA

Visiting Professor, New York University College of Medicine – USA

Visiting Professor, Albert Einstein College of Medicine,Yeshiva University, NY, USA

Visiting Scientist, Johnson Foundation, University of Pennsylvania – USA

Diploma de Honra ao Mérito Médico Nacional – Federação Brasileira de Academias de Medicina

Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico

Comenda da “Ordem do Mérito Veterinário”, Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária

Diploma de Mérito Médico Veterinário, Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária

Illuminated Diploma of Honour in Biochemistry – The 20th Century Award for Achievement – International Biographical Center – Cambridge, England

Diploma de Louvor da Câmara Municipal de Curitiba

Membro da Academia Paranaense de Letras

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná

Prêmio Cidade de Curitiba

Doutor Honoris Causa da PUCPR

 

 

 

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências da Terra
Centro Politécnico | Jardim das Américas | Fone: (41) 3361-3198
CEP 81531-990 | Caixa Postal 19001 | Curitiba | PR | Brasil


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR