Moçambique pretende criar curso de engenharia cartográfica com apoio da UFPR

Josemar Silva     10 de agosto de 2011 - 19h46

Uma comissão de Moçambique visitou o Setor de Ciências da Terra nesta quarta-feira, 10 de agosto. O objetivo é criar um convênio com a UFPR para a implantação do curso de graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura no Instituto de Formação em Administração de Terras e Cartografia (Infatec), localizado na cidade de Maputo.

O coordenador do curso de graduação em engenharia cartográfica da UFPR, Luis Veiga, lembrou que “no início outras instituições e profissionais também nos ajudaram a formatar o nosso curso.  Assim, é nossa obrigação auxiliar outras universidades”.

Segundo Armindo João Naiene, chefe do departamento pedagógico do Infatec,  para a implantação do curso em Moçambique será necessária a qualificação de docentes. “A UFPR foi a instituição escolhida como referência porque além de ter experiência, prima pela qualidade”.

Um dos professores do Infatec, Miguel Muguio ja é mestrando na Pós-Graduação em Ciências Geodésicas. “A minha vinda foi muito importante para Moçambique, porque temos falta de docentes qualificados nas ciências geodésicas”, explicou Muguio. “Poderei transmitir aos meus colegas a formação de qualidade que recebi aqui e criar oportunidades para outros virem.”

Gilaida Natingue, do departamento de investigação e extensão do Infatec, ressaltou que “foi interessante perceber como o curso é ministrado aqui e qual a forma de organização e conservação do equipamento técnico”. Para ela essas experiências podem auxiliá-los na criação do curso.