UFPR sedia o IX Encontro Nacional de Engenheiros Cartógrafos

Josemar Silva     5 de maio de 2011 - 12h41

Mais de duzentos alunos e profissionais participam do IX Encontro Nacional de Engenheiros Cartógrafos (Enecart), sediado pela UFPR. Eles vão discutir as mudanças acadêmicas e profissionais da área. O evento foi aberto hoje e vai até sexta-feira, dia 6, no auditório da Administração, no Centro Politécnico.

O tema principal do encontro é a mudança do curso que, a partir do próximo ano, passa a se chamar Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, cumprindo os Referenciais Curriculares Nacionais para os Cursos de Bacharelado e Licenciatura do Ministério da Educação (MEC).

Segundo o engenheiro cartógrafo e vice-diretor do Setor de Ciências da Terra, Pedro Faggion, por ter poucos cursos no país, o mercado era ocupado por profissionais de outras áreas. “A junção da Engenharia Cartográfica com a Agrimensura vai aumentar o número de profissionais da área e a nossa expressão no mercado”, considera Faggion.

Vídeo de Abertura

A coordenadora do curso de Engenharia Cartográfica da UFPR, Maria Aparecida Zanetti, ressaltou que representantes e coordenadores dos 12 cursos existentes no país estão presentes no evento, sendo que seis deles já contemplam a área de Agrimensura. Para ela, o evento “é uma oportunidade de discutir e partilhar experiências sobre a formação e a atuação do engenheiro cartógrafo, e agora também do agrimensor, já que para alguns institutos essa união já é uma realidade”. Durante mais de duas décadas existiram apenas seis cursos de Engenharia Cartográfica no país.

Estão previstas palestras, mesas-redondas e um jantar de confraternização nesta quinta-feira, dia do engenheiro cartógrafo. O evento conta com a participação de alunos e profissionais do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco, além do Paraná.

Histórico

O professor Fernando Hatschbach, primeiro coordenador do Curso de Engenharia Cartográfica da UFPR, foi convidado especial na abertura do Enecart e contou a história do curso. “Podemos dizer que a criação do curso de engenharia Cartográfica se confunde com a fundação da UFPR”, defendeu o professor, com base no livro Retrospecto da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Paraná.

Fernando Hatschbach (de terno na frente) e professores

Segundo o livro, a Universidade foi fundada com sete cursos, entre eles o de engenharia civil, que englobava a área de agrimensura e engenharia geográfica, que seria considerada hoje como cartografia. O curso teve inscritos que já haviam estudado em outras instituições. Sendo assim, os dois primeiros alunos formados pela universidade, em 1914, eram engenheiros geógrafos, hoje denominados cartógrafos.

No final da década de 60 o professor Camil Gemael, após um estágio no Departamento de Ciências Geodésicas da Ohio State University, na cidade de Columbus nos Estados Unidos, traz a idéia de montar um curso de Pós-Graduação em nível de mestrado nos moldes do que conheceu naquela universidade. O curso viria a ser o primeiro do Brasil.

Hatschbach contou “tive a honra de ser o primeiro aluno matriculado, bem como professor, pois fui convidado a lecionar a disciplina de astronomia na fase de nivelamento”. No final da década de 70, após várias reuniões entre os professores do Departamento de Geociências e os membros do Conselho de Ensino e pesquisa foi criado o curso de engenharia cartográfica com 40 vagas.