Seminário de integração reúne servidores em Pontal

Josemar Silva     22 de fevereiro de 2011 - 13h17

Servidores do Setor de Ciências da Terra (SCT) tiveram a oportunidade de se conhecer pessoalmente e passar um dia juntos. O I Seminário de Integração do SCT foi realizado nesta terça-feira (22) no Centro de Estudos do Mar (CEM) em Pontal do Paraná.
A iniciativa foi tomada pelo diretor do SCT porque grande parte dos servidores não se conheciam pessoalmente, já que alguns trabalham no litoral e outros em Curitiba. O Seminário incluiu uma visita às dependências do CEM, um almoço à beira-mar e um passeio de barco, com direito à mergulho no mar.

A diretora do CEM, Eunice da Costa Machado, disse que foi a primeira vez que um diretor toma a atitude de aproximar os servidores do SCT. “Foi uma iniciativa muito positiva de integrar os servidores, transcendeu a distância física que às vezes implicava em um afastamento pessoal entre os que trabalham em Curitiba e os que trabalham aqui”. Além disso, a professora Eunice acredita que a escolha do local para a realização dessa aproximação foi interessante porque a maioria dos servidores do SCT não haviam tido ainda a oportunidade de conhecer o CEM. “Foi uma escolha simpática, visto que somos em menor número. Eles conheceram nossa estrutura física, entenderam nossas dificuldades e desafios. Essa aproximação com certeza vai fortalecer a união do Setor”.

Para Izis Glae Bail, secretária do curso de graduação em Oceanografia, “quando as pessoas se conhecem, fica mais fácil entender o trabalho umas das outras”. Segundo ela, o servidor que trabalha no CEM tem que ter um perfil diferenciado porque a estrutura da cidade é bem diferente. “Nós trabalhamos de frente para a Ilha do Mel, mas nem sequer a vemos durante a semana, apenas sentimos que ela está logo ali. Lógico que nosso fim de semana é um pouco diferente, mas a estrutura da cidade e nossas opções de lazer são um pouco restritas”. É por isso que Izis diz que “no CEM o pessoal veste a camisa, porque passamos mais tempo aqui do que fora. É a nossa família, nossa casa.”

Izis acredita que quando o servidor conhece mais a universidade, ele entende melhor como ela funciona “Só vivendo a universidade para sentir tudo isso, aqui no CEM a gente sempre procura mandar pessoas diferentes para resolver assuntos ou buscar material na universidade a fim de que elas conheçam e entendam a estrutura da qual fazem parte.” Conrado Fernando Braga, técnico de informática no CEM, disse que “é sincero da parte da direção promover a integração, mostra que eles estão realmente interessados nas pessoas, principalmente porque tirou o pessoal da rotina”.

Sarita Pavin, assistente em administração do SCT, lembrou que as pessoas acabaram se agrupando como no dia-a-dia e que o Seminário foi um pontapé inicial para a integração de fato, “depois de um tempo as pessoas acabaram se misturando, principalmente durante o passeio de barco”. Sarita lembra que as pessoas agem diferente quando se conhecem “é natural você se esforçar mais quando existe uma relação próxima com as pessoas, principalmente de amizade. Acho que a maioria das pessoas entra na universidade para se aposentar aqui, então somos uma família”. A secretária da Coordenação do curso de Engenharia Cartográfica, Paula Spisila, concorda: “conhecer pessoalmente abre portas, é bom saber com quem estamos falando, isso facilita o fluxo de comunicação do trabalho”.