UFPR/ITTI realiza novo curso em parceria com a Marinha do Brasil

Elaine Leal     24 de fevereiro de 2016 - 20h34

Entre os dias 16 e 18 de fevereiro, 16 oficiais do  6º  Distrito Naval da Marinha  do Brasil participaram   do  curso   “ Altimetria e Instrumentação  Topográfica ”   ministrado    pela Universidade  Federal do Paraná, por meio do  Instituto  Tecnológico de Transportes   e Infraestrutura (UFPR/ITTI), em Ladário (MS).

marinha2certa

A capacitação ministrada pelo professor do Departamento de Geomática, Dr. Pedro Luis Faggion, priorizou a prática com aferição  e  utilização  de  equipamentos  de  Topografia, essenciais   para   os   trabalhos   de   hidrografia   desenvolvido   pela   Marinha.     “São equipamentos  modernos  que  necessitam  inclusive de calibração e aferição e  nós,  da UFPR, fomos ajudá-los,   porque detemos este conhecimento”,  explica do  professor  da UFPR/ITTI, Dr. Carlos Aurélio Nadal.

Este é o terceiro curso realizado pela UFPR/ITTI para oficiais  da  Marinha  do  Brasil.  O segundo, realizado no segundo semestre de 2015, abordou o tema:  Topografia  aplicada ao posicionamento 3D e modelagem de superfícies” e o primeiro,  realizado  em  abril  de 2015, tratou do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS). Os professores Luís Augusto Koening Veiga e Carlos Aberto Nadal,  foram responsáveis  pelos  treinamentos anteriores, respectivamente.

O comandante do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste (SSN-6) do 6° Distrito Naval Marinha , Maurício  dos  Santos  Silva  participou do curso  e destacou a  importância  da parceria entre  as  duas  instituições.  O  Comando do 6º Distrito Naval,  está  situado  na cidade de Ladário, à beira do Rio Paraguai,  e  tem jurisdição  sobre  os  estados de  Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A UFPR/ITTI, por sua vez, atua na elaboração de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, entre eles o da Hidrovia do Rio Paraguai.

ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | comunicacao@itti.org.br